Você está visualizando atualmente II Fórum Comunitário do Selo Unicef 2013-2016 é realizado com êxito e mobiliza profissionais do Município
Foto: Stênio Saraiva

A Prefeitura de Maracanaú realizou nesta terça-feira, 14, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef 2013-2016. O evento aconteceu, das 8 às 12 horas, na Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Fadesne, localizada na Rodovia Maranguape, nº 8885, no bairro Jaçanaú. O Fórum foi acompanhado por Metilde Ferreira, mediadora do Unicef, e antecede o resultado final Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016, que ocorrerá no fim do ano. “Vou voltar com um sentimento maravilhoso, pois vi aqui o grande envolvimento do Município na causa e o engajamento dos secretários, comissão… Escutei uma frase de um adolescente que me toucou muito, onde ele ressalta que hoje os adolescentes têm voz”, afirma Metilde.

A primeira-dama, Kamile Camurça, conduziu o evento, onde pontuou, de forma sintética, as ações desenvolvidas em Maracanaú. Emocionada, Kamile Camurça relatou a gratidão por desenvolver esses trabalhos e agradeceu a todos os envolvidos. “Quero agradecer a todos da comissão, secretários e ao prefeito Firmo Camurça, que não mediram esforços para desenvolver esse brilhante trabalho”, relatou Kamile.

O Selo Unicef é uma iniciativa que tem como meta a redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos em municípios do semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Os avanços são avaliados por meio de metas de melhoria de indicadores sociais que têm impacto em suas vidas.

Maracanaú aderiu à edição 2013/2016 do Selo Unicef, visando avançar, cada vez mais, em direção à evolução de seus indicadores, desenvolvendo, ao longo desses quatro anos, atividades e projetos relacionados com as 27 ações estratégicas, definidas pelo Unicef, as quais estão diretamente alinhadas com sete importantes direitos, são eles: Sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/Aids; Crescer sem violência; Ser adolescente; ser prioridade nas políticas públicas; e Brincar, praticar esportes e se divertir. Estiveram presentes ao evento secretários; prefeito Firmo Camurça; a deputada estadual Fernanda Pessoa, vereadores, dentre outras autoridades.

Empenho – A Prefeitura de Maracanaú, por meio de um grande trabalho conjunto gerenciado pela Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente de Maracanaú, está empenhada na conquista do Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016. Este trabalho se converteu em diversas ações e políticas públicas concretas em prol das crianças e adolescentes de Maracanaú, como a institucionalização da Semana do Bebê (Lei Municipal nº 2.065/2013) e a ampliação da licença maternidade para servidoras mães de bebês prematuros (Lei 2.243/2014).

Saiba mais – Maracanaú já tinha realizado o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, em julho de 2014, também na Fadesne. Foi analisada a situação das crianças e adolescentes do Município e os serviços de atenção a estes grupos etários. Na época, foram debatidas as desigualdades que afetam a vida deles e alternativas de superação. (Bruna Morais)