Inscrições para o Enem 2020 iniciam nesta segunda-feira, 11 de maio

You are currently viewing Inscrições para o Enem 2020 iniciam nesta segunda-feira, 11 de maio

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informa que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão abertas a partir desta segunda-feira, 11, e seguirão até dia 22 de maio pelo site https://enem.inep.gov.br/. O cronograma divulgado pelo Inep estabelece que o Enem ocorrerá em 1 e 8 de novembro na versão presencial (prova impressa) e 22 e 29 de novembro na versão digital.

A estrutura do exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Isenção de taxa

O Inep vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo sem o pedido formal dos inscritos. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. Para quem não se enquadra em um dos perfis para a isenção, o valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85,00, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Fotografia

Todos os participantes precisam anexar uma foto no sistema para concluir a inscrição. Ela vai facilitar a identificação e aumentar a segurança durante as etapas do exame. A foto deve ser atual, individual, colorida e precisa mostrar bem o rosto do participante, com foco, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). O formato do arquivo pode ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 MB. Imagens em formato PDF não serão aceitas pelo sistema.

Enem Digital

Para se inscrever no Enem Digital é necessário estar atento as seguintes condições de participação:
• É exclusivo para concluintes do Ensino Médio em 2020 ou para quem já concluiu o Ensino Médio em anos anteriores;
• Tem um número restrito de vagas por Estado e o Município, que serão preenchidas por quem se inscrever primeiro;
• Ele não permite alteração de opção para o Enem impresso após conclusão da inscrição;
• Não haverá recursos de acessibilidade, tais como: prova em braile, prova ledor tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), videoprova em libras, prova com letra ampliada ou superampliada, uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxilio para leitura, auxilio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso, mobiliário acessível). Os recursos de acessibilidade serão assegurados no Enem impresso.

Fonte: Portal Inep