Jovens atendidos pelo serviço de inclusão produtiva participam de curso de eletricidade básica

Você está visualizando atualmente Jovens atendidos pelo serviço de inclusão produtiva participam de curso de eletricidade básica

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Maracanaú, ofereceu a um grupo de 14 jovens, atendidos pelo serviço de inclusão produtiva, o curso básico de Eletricidade. A capacitação foi ministrada por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação e Mecânica do IFCE, sob a instrução do professor Olívio Brito. Dentre outras práticas, os jovens em condição de vulnerabilidade aprenderam a fazer manutenção de instalações elétricas residenciais, trocar lâmpada e colocar interruptor. O estudante Daniel Alves, 22 anos, atendido pelo CRAS Jereissati, participou da capacitação e ficou muito feliz com essa nova parceria entre Sasc e IFCE.

“Através do serviço de inclusão produtiva já fiz outros cursos como de informática e robótica. Esse curso de eletricidade veio para agregar muito no meu currículo, foi uma experiência nova, aprendi muita coisa. Estou gostando muito dessa parceria entre a Sasc e o IFCE”, disse Daniel.

Além de Daniel, participaram da capacitação, jovens do Acolhimento Institucional, Profº Elias e dos Creas. De acordo com a gerente de inclusão produtiva, Alexandra Andrade, o setor de inclusão tem como objetivo encontrar parcerias para integrar os jovens em condição de vulnerabilidade no mundo do trabalho.

“Nós temos a missão de encontrarmos a saída de educação e formação profissional para esses jovens, buscando parcerias. Hoje, com a ajuda do IFCE, eles estão fazendo eletricidade básica, mais tarde vão realizar o curso avançado. Quando qualificamos nosso público provavelmente a inserção vai ser mais qualificada”, esclareceu Alexandra.

A inclusão social é também uma das preocupações do IFCE. De acordo com o diretor Profº Júlio César da Costa, o instituto deseja ampliar essa parceria que existe com o Município.

“Desde o início da nossa implantação em Maracanaú temos uma parceria muito grande com o Município. Queremos inclusive ampliar essa parceria. Ficamos muito entusiasmados com departamento de pesquisa e extensão dentro o instituto, que proporciona esse tipo de inclusão”, afirmou Júlio.