Junta Militar informa que prazo para alistamento militar online já está aberto

Você está visualizando atualmente Junta Militar informa que prazo para alistamento militar online já está aberto

O prazo para o alistamento militar online começou na última quarta-feira, dia 1º de janeiro, e vai até 30 de junho de 2020. As inscrições podem ser feitas no site do Exército, com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preenchimento do formulário para validação dos dados pessoais.

O jovem que não tiver acesso à internet ou não tiver CPF deve ir à Junta de Serviço Militar com a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência. Quem perder o prazo para fazer o procedimento no último ano, poderá regularizar a situação no próprio site do alistamento ou comparecer à Junta de Serviço Militar.

O alistamento é obrigatório e deve ser feito no ano em que o jovem (sexo masculino) completa 18 anos. O seu descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Saiba mais – Os jovens residentes em Maracanaú, serão automaticamente dispensados de incorporar no Serviço Militar inicial, podendo ser convocado em casos de emergência ou necessidade de mobilização. Após o alistamento, os jovens maracanauenses receberão a sua Carteira de Reservista, em evento solene de Juramento à Bandeira, na Praça da Estação, no Centro, realizado todo mês de março, dentro da programação de Aniversário do Município.

Taxas, multas, tarifas e solicitação de 2ª via (somente com apresentação de Boletim de Ocorrência), podem ser consultadas in loco, na sede da própria Junta Militar de Maracanaú, que fica localizada na Rua João Alencar, nº 26, bairro Centro, próxima a Praça da Estação. Dúvidas pelo e-mail: jsm148maracanau@gmail.com. (Artur Filho)