Maio Amarelo: Sasc promove ação com motoristas em parceria com o Detran-CE

Você está visualizando atualmente Maio Amarelo: Sasc promove ação com motoristas em parceria com o Detran-CE
Foto: Olívia Rodrigues

Para conscientizar sobre a necessidade de realizar cuidados para a prevenção de acidentes no trânsito, o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc, reuniu nesta sexta-feira, 24/05, os motoristas do Setor de Transporte para participação de palestra que faz parte da Campanha Maio Amarelo.

Em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), quem conduziu a ação, foi o educador de trânsito Helder Chagas. Na oportunidade, foram repassadas orientações aos profissionais sobre evitar o uso de celular durante os percursos, respeitar as leis de trânsito e cuidar também da saúde física e mental para uma direção mais preventiva e segura.

Na parte prática da atividade, houve, ainda, a realização de oficina com óculos que simulam a perda de reflexos e limitações de movimentos, fatores que representam riscos para pedestres e condutores, podendo gerar acidentes.

Gleidson Lima, motorista da Sasc há um ano, aprovou a iniciativa e comentou sobre a importância da ação. “Essa palestra trouxe justamente essa observação que foi muito bem pontuado que devemos ter mais cuidado ao conduzir o veículo tanto na direção defensiva, quanto na proteção em geral. E podemos, através desses pontos que foram colocados, internalizar e ter uma conduta diária conforme o que foi repassado”, explicou.

A ação educativa também contou com a presença da Articuladora da Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-CE, Suely Carvalho; da Secretária Executiva da Sasc, Glauciane de Oliveira Viana; da Coordenadora Administrativa Financeira da Sasc, Cirlane Cruz; da Gestora de Departamento Pessoal e Recursos Humanos da Sasc, Keyla Custódio; e das Assistentes do Departamento Pessoal e Recursos Humanos da Sasc: Déborah Alves, Renata Tavares e Natália Maciel.

Sobre o Maio Amarelo: O Movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e faz referência ao mês em que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a primeira década de ações para a segurança viária, trazendo como símbolo o amarelo, sinônimo de atenção, colaborando assim para a redução de acidentes e mortes no trânsito em vários países. A proposta é conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito, com a realização de ações educativas para engajar as pessoas a tratarem desse assunto.