Maracanaú amplia temporariamente público-alvo para vacinação contra Meningite

Você está visualizando atualmente Maracanaú amplia temporariamente público-alvo para vacinação contra Meningite
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou temporariamente o público-alvo para receber as vacinas contra Meningite neste primeiro semestre de 2023. A meningite é uma doença que provoca uma infecção nas meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.

A meningocócica ACWY, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) que é destinada a adolescentes de 11 e 12 anos, foi ampliada para adolescentes de 13 a 17 anos. Quanto a meningocócica C, a faixa etária é até os 59 anos, até durar o estoque. A vacina Meningocócica C consta no Calendário Nacional de Imunização e é indicada para ser aplicada em duas doses. A primeira aos 3 meses de idade e a segunda aos 5 meses, além de um reforço aos 12 meses.

A imunização está condicionada ao prazo fixado pelo Ministério da Saúde e à disponibilidade de estoque. Os imunobiológicos estão disponíveis nos 29 Postos de Saúde de Maracanaú, de segunda a quinta, de 8h às 11h30 e 13h às 15:30 e sexta-feira de 8h às 13h30.

Vacina Meningocócica C (até durar o estoque)

Grupos indicados:

– Crianças menores de 5 anos de idade (rotina);
– Crianças de 5 a 10 anos de idade não vacinados anteriormente;
– Trabalhadores dos serviços de saúde em geral;
– Trabalhadores da educação (priorizar aqueles do ensino básico, podendo se estender até a formação superior);
– Trabalhadores de transporte coletivo.

Vacina Meningocócica ACWY (até durar o estoque)

– Adolescentes de 11 e 12 anos de idade (rotina);
– Adolescentes de 13 a 17.