Maracanaú celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down

Você está visualizando atualmente Maracanaú celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Cirm / Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A luta por direitos iguais, bem estar e inclusão de pessoas que nasceram com Síndrome de Down é um tema recorrente, que deve ser debatido de forma massiva com intuito de promover a conscientização da sociedade sobre os direitos igualitários dessa parcela da população. Para isto, instituiu-se mundialmente o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta segunda-feira (21/03).

Em Maracanaú, a data foi marcada por uma serie de ações, entre elas, um momento de socialização e celebração às famílias de pessoas com a Síndrome, realizado pelo Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú (CIRM), durante café da manhã. O momento contou com apresentação de criança com Síndrome de Down e exposição com fotos de todos os membros acompanhados pelo CIRM.

Ladyane Henrique, mãe do João Miguel, é uma das 25 famílias que recebe acompanhamento por meio do CIRM. A dona de casa reforça que a troca de experiência entre as famílias e o acompanhamento no local faz toda diferença “Ele recebe acompanhamento no CIRM desde os 3 meses de vida, então, percebo muito a evolução dele. Momentos como esse de hoje nos ajuda a compartilhar e trocar informações com outras mães”.

O coordenador do CIRM, Júnior Araújo, reforça que “a inclusão e socialização das pessoas com síndrome de Down potencializa no desenvolvimento e lembra que a data é momento para ressaltar a necessidade de respeitar qualquer tipo de diferença”.