Maracanaú conta com novo Banco de Leite Humano, que passou por completa reforma

Você está visualizando atualmente Maracanaú conta com novo Banco de Leite Humano, que passou por completa reforma

O município de Maracanaú leva aos munícipes mais um motivo para celebrar, a reforma completa do Banco de Leite Humano, localizado nas dependências do Hospital Municipal Dr. João Elisio de Holanda. O equipamento recebeu, além de reforma estrutural, novos equipamentos, passando a estar em conformidade com as normas de Saúde estabelecidas pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde.

A reinauguração do equipamento aconteceu nesta quinta-feira (04/05) e reuniu diversas autoridades municipais, entre elas, o prefeito Roberto Pessoa, o secretário de Saúde, Wagner Sousa, a diretora-geral do HMJEH, Cristina Oliveira, o secretário de Infraestrutura, Raphael Pessoa, o deputado Firmo Camurça, além da diretoria, servidores do HMJEH e demais autoridades. Durante a reinauguração do BLH, houve também o lançamento do projeto Inova Servidor que, de acordo com a diretora-geral Cristina Oliveira é mais uma forma de incentivar e reconhecer boas práticas de profissionais que atendem o HMJEH.

Saiba mais – O Banco de Leite Humano, inaugurado em dezembro de 2004, possui tecnologia atualizada, segue os princípios da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, gerando resultados confiáveis, proporcionando um produto que satisfaça aos clientes prematuros de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, contribuindo para a redução da mortalidade infantil. No BLH há 3 macro processos: I) Assistência Medica e de Enfermagem, II) Processamento e Controle da Qualidade em Leite Humano, III) Assistência Nutricional e distribuição das dietas de Leite Humano pasteurizado. Da assistência temos atendimento de puericultura dos bebês das doadoras cadastradas, visita domiciliar, atendimento em grupo e individual das puérperas com dificuldade em aleitamento, captação de leite e de doadoras. O Atendimento é de segunda a sexta de 7h às 16h. Da visita domiciliar para coleta do leite são atendidos os municípios que compreende a 3ª ADS (Maracanaú, Maranguape, Pacatuba e Guaiuba). No Laboratório de Controle da Qualidade e Pasteurização, o processamento do leite ocorre 3x semana e é obtido um produto lácteo certificado que irá compor a dieta dos recém nascidos das unidades Neonatais. Na assistência nutricional o leite pasteurizado é ofertado para os receptores internados nas unidades neonatais do Hospital da Mulher, com dietas prescritas pelos neonatologistas de acordo com quadro clínico daquele recém-nascido.

O Banco de Leite Humano, localizado em Maracanaú, tem contribuído para o desenvolvimento saudável de um bebe durante os primeiros anos de vida e para a vida inteira.