A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), marcou presença na I Oficina de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (EQSAN), promovida pelo Governo do Estado do Ceará. O evento, realizado na última terça-feira, 3 de junho, em Fortaleza, reuniu gestores e especialistas de 34 municípios cearenses, para discutir e dialogar estratégias de fortalecimento das políticas públicas na área.
A Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional de Maracanaú representou o município no encontro, apresentando as ações desenvolvidas e realizadas em âmbito local, reforçando o compromisso com a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). A participação destacou a importância da integração entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), modelo que tem sido referência no estado, como também para todo o Brasil.
Com o tema “Desafios e potencialidades dos equipamentos públicos de segurança alimentar: um olhar para além do fornecimento de alimentos”, a oficina contou com três painéis:
1. O papel dos equipamentos de SAN na garantia do DHAA;
2. Feiras e mercados públicos como vetores de economia solidária;
3. Experiências municipais e desafios na gestão de equipamentos de SAN.
Maracanaú compartilhou suas experiências exitosas, como o funcionamento do Restaurante Popular, das Cozinhas Comunitárias e do Banco de Alimentos, que, articulados às políticas de assistência social, têm garantido acesso à alimentação de qualidade e promovido inclusão social.
“Seguimos firmes na construção de políticas públicas que promovem dignidade, cidadania e alimentação de qualidade para todos. Nossa experiência mostra que a articulação intersetorial é fundamental para transformar vidas”, destacou Elizangela Nunes, diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Sasc.