Você está visualizando atualmente Maracanaú é contemplado com equipamento para Diagnóstico de Tuberculose com maior precisão e rapidez

A Prefeitura de Maracanaú foi contemplada pelo Ministério da Saúde, para receber um novo equipamento que permitirá o diagnóstico da tuberculose mais rápido e preciso, além da resistência do paciente à Rifampicina. O aparelho, GeneXpert, chegará no Município até o final do mês de fevereiro deste ano.

O novo teste utiliza técnicas de biologia molecular para identificar o DNA da bactéria na coleta de escarro. O resultado sai em duas horas. O Equipamento ficará instalado no Laboratório Municipal do Hospital João Elísio de Holanda, beneficiando toda comunidade Maracanauense, pois todas as baciloscopias de escarro, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e Hospital, serão encaminhadas ao laboratório para análise. O Genexpert proporcionará um diagnóstico ainda mais rápido da tuberculose pulmonar, permitindo um tratamento precoce e aumento da detecção da tuberculose resistente, reduzindo consequentemente a morbidade e mortalidade da doença.

Atualmente, o Município disponibiliza o exame de baciloscopia que fica pronto, em média, em 24 horas. O exame microbiológico tradicional é necessário de 30 a 60 dias para realizar o cultivo da micobactéria e outros 30 dias para se obter o perfil de sensibilidade às drogas e diagnóstico de resistência à Rifampicina. O novo equipamento utiliza técnicas de biologia molecular que identificam sequências específicas do DNA do Mycobacterium tuberculosis, além de detectar alterações nestas sequências que indicam a probabilidade de resistência à Rifampicina que é um dos principais antibióticos utilizados no tratamento.

Prevenção – A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de três semanas, transformando- se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado rouquidão, fraqueza e prostração.

Saiba mais – Atualmente, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Maracanaú, é realizado o tratamento ao paciente diagnosticado com tuberculose, sendo que contamos com os profissionais da Equipe da Estratégia de Saúde da Família para realizar o acompanhamento dos casos diagnosticados juntamente com os Agentes Comunitários de saúde, ajudando na realização do Tratamento Diretamente Observado (TDO), que tem como objetivo, observar a tomada da medicação pelo paciente, visando a cura a crua e redução do abandono ao tratamento. (Bruna Morais)