Você está visualizando atualmente Maracanaú é destaque na educação do Ceará e supera metas definidas pelo Ministério da Educação

A educação de Maracanaú, ao longo dos últimos dez anos, superou as metas projetadas pelo Ministério da Educação – MEC no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, ficando acima da média do Ceará na rede pública de ensino. Em 2005, o MEC determinou que Maracanaú teria que atingir em 2015 nota 5,2 nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), mas o Município foi além e alcançou nota 5,7 no IDEB 2015. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o resultado foi também excelente, com IDEB 2015 de 4,7, ultrapassando a meta de 4,2 estabelecida pelo MEC e acima da média da rede pública do Ceará, que foi de 4,5. O resultado foi divulgado há poucos dias pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.

21 escolas superam metas de 2021 – Em Maracanaú, 21 escolas dos anos iniciais, da nossa rede municipal de ensino, tiveram notas superiores as metas projetadas para o ano de 2021. Outro caso de sucesso foi a Escola Professora Francisca Florência da Silva que alcançou, no 5° ano do Ensino Fundamental, a nota 8,0 no IDEB 2015, cuja meta projetada era 6,1. Para a professora Maria do Carmo, Diretora de Avaliação e Monitoramento da Secretaria Municipal de Educação, o crescimento dos resultados dos indicadores educacionais de Maracanaú tem sido possível graças ao conjunto de esforços desprendidos pela Secretaria de Educação de Maracanaú, por meio de sua equipe de técnicos, gestores e professores.

Sobre o IDEB – O IDEB é um indicador gerenciado pelo MEC que mensura o nível de qualidade da educação nos municípios, estados e união, sendo calculado com base nos resultados da Prova Brasil, considerando a proficiência dos alunos em língua portuguesa e matemática, além do fluxo escolar do município no que se refere à taxa de aprovação dos estudantes. O IDEB foi criado em 2005 e vem sendo projetado desde 2007, com metas até 2021, sendo balizadas de dois em dois anos. (Marília Perdigão / Oswaldo Scaliotti)