Você está visualizando atualmente Maracanaú e Fortaleza recebem a terceira edição do Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará

O Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará – FNTRUA-CE chega à sua terceira edição, que será realizada de 23 a 27 de novembro de 2016, em Maracanaú e Fortaleza. O evento é realizado pelos grupos Garajal e Pavilhão da Magnólia. Assim como na segunda edição em 2015, o evento vem esse ano com parcerias de dois festivais importantes do estado do Ceará, o Festival Popular de Teatro de Fortaleza (FEPTEF), realizado pela Cia Prisma de Artes e que chega à sua sétima edição, e o internacional Festival de Circo, Bonecos e Artes de Rua dos Inhamuns realizado pelo Grupo Art Jucá da cidade de Arneiroz (CE). O Festival conta com o apoio da Secretária da Cultura do Ceará, através do Edital de Demanda Espontânea.

Com uma Mostra de espetáculos, shows, performances, oficinas e seminário, a terceira edição do FNTRUA-CE tem como objetivo valorizar os artistas e reconhecer o espaço aberto como local de criação, expressão e encontro. Além disso, pretende fortalecer a ideia de levar apresentações gratuitas à população e garantir a permanência do FNTRUA-CE no circuito nacional de festivais, mostrando ao grande público as maiores referências do Teatro de Rua do Ceará, do Brasil e da América Latina. Com foco no intercâmbio de grupos e coletivos de rua, o festival oferece uma programação diversificada, visando estimular um novo olhar sobre o Teatro de Rua local e nacional.

Nesta edição, o FNTRUA-CE contará com três grupos nacionais, Grupo Ueba (RS), Cia Pão Doce de Teatro (RN) e Cirquinho do Revirado (SC). Cinco grupos cearenses, Nóis de Teatro, Coletivo Rei Leal, Os Pícaros Incorrigíveis eSilvia Moura (Fortaleza/CE) eArt Jucá (Arneiroz/CE) e uma coprodução internacional: Los Patos Mojados e Dona Zefinha (ARG/CE). A programação acontece na Praça do CDL e Calçadão do Jereissati, na Praça Valdemar de Alcântara (na Avenida Central) e na sede do Grupo Garajal, de 23 a 26 de novembro.

No dia 27, a conexão Fortaleza chega ao Centro, na Praça José Bonifácio e na Cena Casarão, sede do Grupo Pavilhão da Magnólia. O Teatro de Caretas, Cia Prisma de Artes (Fortaleza/CE) e Grupo Garajal (Maracanaú/CE) são os grupos que se apresentam. (Oswaldo Scaliotti)

SERVIÇO:

III Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará – FNTRUACE

De 23 a 26 de novembro, em Maracanaú – Praça do CDL e Calçadão do Jereissati,

Praça Valdemar de Alcântara na Av Central e sede do Grupo Garajal.

Dia 27 de novembro, em Fortaleza – Praça José Bonifácio e Cena Casarão.

Programação Gratuita

Informações Gerais: fntruaceara@gmail.com