Maracanaú é uma das cidades escolhidas para realização de pesquisa Nacional de Saúde Bucal

You are currently viewing Maracanaú é uma das cidades escolhidas para realização de pesquisa Nacional de Saúde Bucal

O SB Brasil, o maior levantamento de saúde bucal do país, escolheu Maracanaú como uma das cidades para realizar pesquisa com a finalidade de identificar as condições de saúde bucal da população brasileira, e subsidiar o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde voltadas à melhoria da saúde bucal dos brasileiros.

Em Maracanaú, serão visitados 65 domicílios com o total de 86 pacientes. O levantamento é conduzido pelo Ministério da Saúde, que é o responsável em identificar os moradores e bairros através dos requisitos mínimos estipulados para a pesquisa. A coleta de dados é realizada por uma equipe de profissionais envolvendo cirurgiões-dentistas, técnicos de saúde bucal e agentes comunitários de saúde no domicílio do participante.

A avaliação da saúde bucal é feita por meio de exame físico de pessoas de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Entre os agravos bucais avaliados estão a cárie dentária, traumatismo dentário, condição periodontal, condição da oclusão dentária. Por meio de avaliação da saúde bucal também são verificados dados sobre a necessidade de tratamento dentário, urgência de tratamento e de prótese dentária. Os entrevistados de Maracanaú serão encaminhados posteriormente para o Posto de Saúde para realização do tratamento odontológico.