Você está visualizando atualmente Maracanaú é uma das cinco cidades do País escolhidas para receber o Plano Nacional de Enfrentamento aos Crimes Violentos

Maracanaú foi um dos cinco municípios escolhidos pelo Governo Federal, em todo País, para participar da implantação do Plano Nacional de Enfrentamento aos Crimes Violentos. O prefeito Firmo Camurça participou hoje, 12, do anúncio oficial ao lado do secretário adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública, brigadeiro Fernando Almeida Riomar, secretário estadual de Segurança, André Costa, e deputada estadual Fernanda Pessoa, além de outras autoridades. O evento aconteceu na Secretaria de Segurança do Estado, em Fortaleza. Essa conquista contou com a importante articulação do Deputado Federal Roberto Pessoa junto ao Governo Federal.

O plano é a estratégia principal do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, no combate à violência. O início está previsto para o próximo mês de junho. O Plano é concebido em uma ampla articulação intersetorial e vai ser realizado através de ações, projetos e programas em áreas como Educação, Saúde, Geração de Emprego e Desenvolvimento Regional. A ideia é que os municípios selecionados se tornem, em cada uma das suas regiões, um modelo de enfrentamento ao crime e o plano possa ser replicado em outras cidades do Brasil. Os critérios para escolha das cidades, inclusive Maracanaú, foram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a população e os indicadores de violência.