Maracanaú está entre os 30 municípios com melhor desempenho no Programa Cuidar Melhor

Você está visualizando atualmente Maracanaú está entre os 30 municípios com melhor desempenho no Programa Cuidar Melhor
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Município se destaca como Alta Performance em Saúde em Programa do Governo do Estado

O município de Maracanaú ocupa a 24º colocação no ranking geral, na premiação do Programa Cuidar Melhor – edição 2021, e foi classificado como Alta Performance. Entre os municípios que compõem a 3ª Área Descentralizada de Saúde (ADS), Maracanaú ficou em 2º lugar. Os 30 primeiros colocados receberam nesta quarta-feira (16), em evento realizado pelo Governo do Estado do Ceará, diploma de reconhecimento pelos indicadores no Programa.

O programa é uma iniciativa pioneira no Brasil, lançada em janeiro de 2021, com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando à melhoria dos resultados em saúde. As classificações do Programa dividem-se em Alta Performance, Média-Alta Performance, Média-Baixa Performance e Baixa Performance.

Nesta edição foram considerados os seguintes indicadores: Proporção de Internações por Condições Sensíveis à APS; Proporção de Gestantes com primeiro atendimento até o 12º semana de gestação; Proporção de Nascidos Vivos de mães com idade entre 10 a 19 anos; Taxa de Cobertura Vacinal dos menores de 1 ano; Proporção de Paciente Hipertensos Cadastrados; Proporção de Paciente Diabéticos Cadastrados; Taxa de Internação por Diabetes e Hipertensão na população de 20 anos ou mais; Existência de órgão ou departamento de trânsito.

A secretária de Saúde, Socorro Norjosa, abonou a colocação ao “trabalho conjunto realizado no município, seja por parte de gestores ou profissionais que executam as ações e serviços de saúde, tendo como principal objetivo a melhoria do acesso e da qualidade do serviço à população”.