Maracanaú ganha projeto de Materiais Pedagógicos Acessíveis

Você está visualizando atualmente Maracanaú ganha projeto de Materiais Pedagógicos Acessíveis
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

O município de Maracanaú ganhou o projeto de Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA), da Região Nordeste, no último mês de março. O objetivo do MPA é contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de todos estudantes com e sem deficiência, nas classes comuns. A proposta parte de uma perspectiva educacional integral e inclusiva, no contexto desafiador da implementação de currículos articulados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando à garantia de aprendizagem de todos e cada um dos estudantes.

O MPA é realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo MudaLab, com parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo. As formações são realizadas a distância e contemplam as duas Escolas Municipais José Assis de Oliveira, no Parque Jari, e Sinfrônio Peixoto de Morais, na Pajuçara. Participam da formação, os coordenadores pedagógicos, dois professores de sala de aula comum e dois professores da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Ana Paula de Holanda Lima, coordenadora da Educação Especial/Inclusiva da Secretaria de Educação de Maracanaú.

O ciclo formativo ocorrerá entre abril e agosto de 2021 com carga horária total do projeto de 60h, por meio da plataforma Zoom. Serão 12 encontros remotos formativos com realização de tarefas e elaboração/sistematização de projeto autoral, por escola, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além da construção do protótipo de um Material Pedagógico Acessível (MPA), por escola, de acordo com o objetivo pedagógico descrito no projeto. Para participação no ciclo formativo será enviado, para cada unidade escolar, um kit básico de tecnologia, que irá compor o MPA (sem custos).

Saiba mais: O projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) é uma formação em serviço ofertada para cinco Secretarias Municipais de Educação do Brasil. O público prioritário são os educadores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com e sem deficiência nas escolas comuns.