Maracanaú ganhará prêmio na área da Vigilância Socioassistencial e Assistência Social

350

Maracanaú foi selecionado para participar da I Mostra de Experiências da Vigilância Socioassistencial do Ceará, que acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, em Fortaleza, e será premiado entre os cinco primeiros municípios do estado a se destacar com uma experiência exitosa na área da Vigilância Socioassistencial e Assistência Social.

A experiência desenvolvida é um Censo de Riscos e Violações – CERIV, alimentado por formulário eletrônico, coletando dados acerca de violações de diretos contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, dentre outros seguimentos populacionais, notificados nas unidades de atendimento da Assistência Social. O censo é capaz de identificar tais casos por bairro e território de Cras, além de gerar gráficos e tabelas com dados mais precisos e maior rapidez e subsidiar o planejamento de ações.

Saiba mais – A Vigilância Socioassistencial é uma das funções da Política de Assistência Social e tem como objetivo a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos, bem como vigilância sobre padrões dos serviços. Em Maracanaú, a Vigilância Socioassistencial está vinculada à coordenadoria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social – GESUAS, subsidiando as ações da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc. (Sabrina Vieira)