Maracanaú inicia Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará – FNTRUA-CE

Você está visualizando atualmente Maracanaú inicia Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará – FNTRUA-CE

O Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará – FNTRUA-CE teve sua programação iniciada oficialmente na noite de ontem 23. A solenidade aconteceu na sede do Grupo Garajal, no bairro Jereissati I, em Maracanaú, quando houve o lançamento dos livros “Artes da Enganação” de Orlângelo Leal e “Teatro de Rua” de Vanéssia Gomes, além de coquetel e apresentação do forró Fulô da Terra. Representando o prefeito Firmo Camurça, estiveram presentes o assessor de Comunicação do Município, Allan Kardec Santana Marinho, e o secretário de Cultura e Turismo, Gerson Cecchini. O FNTRUA-CE está na sua terceira edição e é realizado pelos grupos Garajal e Pavilhão da Magnólia. A programação prossegue até o domingo, 27 de novembro, em Maracanaú e Fortaleza.

O evento vem esse ano com parcerias de dois festivais importantes do estado do Ceará, o Festival Popular de Teatro de Fortaleza (FEPTEF), realizado pela Cia Prisma de Artes e que chega à sua sétima edição, e o internacional Festival de Circo, Bonecos e Artes de Rua dos Inhamuns realizado pelo Grupo Art Jucá da cidade de Arneiroz (CE). O FNTRUA-CE conta com o apoio da Secretária da Cultura do Ceará, através do Edital de Demanda Espontânea.

Com uma Mostra de espetáculos, shows, performances, oficinas e seminário, a terceira edição do FNTRUA-CE tem como objetivo valorizar os artistas e reconhecer o espaço aberto como local de criação, expressão e encontro. Além disso, pretende fortalecer a ideia de levar apresentações gratuitas à população e garantir a permanência do FNTRUA-CE no circuito nacional de festivais, mostrando ao grande público as maiores referências do Teatro de Rua do Ceará, do Brasil e da América Latina. Com foco no intercâmbio de grupos e coletivos de rua, o festival oferece uma programação diversificada, visando estimular um novo olhar sobre o Teatro de Rua local e nacional.

Nesta edição, o FNTRUA-CE contará com três grupos nacionais, Grupo Ueba (RS), Cia Pão Doce de Teatro (RN) e Cirquinho do Revirado (SC). Cinco grupos cearenses, Nóis de Teatro, Coletivo Rei Leal, Os Pícaros Incorrigíveis eSilvia Moura (Fortaleza/CE) eArt Jucá (Arneiroz/CE) e uma coprodução internacional: Los Patos Mojados e Dona Zefinha (ARG/CE). (Oswaldo Scaliotti)