Maracanaú inicia vacinação contra a Covid-19

Você está visualizando atualmente Maracanaú inicia vacinação contra a Covid-19
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

O município de Maracanaú iniciou nessa terça-feira (19/01) a vacinação contra a Covid-19. A abertura oficial dos trabalhos de imunização aconteceu às 14h, em ato simbólico, com aplicação da primeira dose na agente de saúde Maria Leonarda Silva, de 67 anos, que é indígena do Povo Pitaguary.

Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente em combate ao Coronavírus; pessoas idosas -acima de 60 anos, residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas) e população indígena vivendo em terras indígenas representam o grupo prioritário da primeira fase de vacinação, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Um total de 3.060 doses do imunizante da marca Coronavac, produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, foram destinadas ao município na primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, via Governo do Estado do Ceará. Com o quantitativo recebido, a meta é vacinar 34% dos 4.062 trabalhadores da saúde, sendo priorizados os profissionais que atuam na linha de frente em combate ao Coronavírus. Esses profissionais serão imunizados em seus ambientes de trabalho. Nesta primeira fase, também serão vacinados 30% dos 3.303 indígenas aldeados no município, que receberão o imunizante na UBS Polo Indígena. Além de 100% das pessoas idosas – acima de 60 anos, que residem em instituições de longa permanência (institucionalizadas), na qual receberão as doses da vacina em suas Instituições de cuidado. A estes grupos serão aplicadas as duas doses de vacina necessárias para completar o esquema vacinal, com o intervalo de duas a quatro semanas entre a primeira e a segunda dose.

O cronograma de aplicação das doses nas demais fases e grupos da campanha só poderá ser elaborado após o envio de novas remessas de vacina. O secretário de saúde, Dr. Galba Moita, esclarece à população que é “importante não procurar os postos de saúde, caso não esteja nestes grupos informados acima. Faremos uma divulgação em massa quando houver quantidade da vacina suficiente para toda a população.