Você está visualizando atualmente Maracanaú irá participar do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci II e contará com recursos de R$ 1,34 milhão para ações

Maracanaú irá participar do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci II, que foi lançado ontem, 25, em Brasília, pelo Ministério da Justiça. O secretário de Segurança Urbana de Maracanaú, Coronel Castelo Branco, participou do evento que prosseguiu até hoje, 26 de julho. Dentro do Pronasci II, Maracanaú contará com dois programas, com recursos da ordem de R$ 1,34 milhão.

O primeiro programa no âmbito do Pronasci II visa a aquisição de cinco viaturas e equipamentos para o fortalecimento do Ronda Escolar com o objetivo da ampliação da segurança nas escolas municipais, com recursos da ordem de R$ 975 mil. O outro é direcionado ao cumprimento da Lei Maria da Penha, com recursos de aproximadamente R$ 370 mil para aquisição de viaturas e equipamentos visando o pleno cumprimento das medidas protetivas em relação às mulheres.

Participação – Durante os debates em relação ao novo Pronasci, o secretário Coronel Castelo Branco apresentou as sugestões de Maracanaú ao programa, entre as quais a municipalização da segurança pública, a ampliação do sistema de videomonitoramento e a integração dos órgãos municipais com as forças de segurança, como as Polícias Civil e Militar. Outra sugestão foi o fortalecimento do Programa Paz no Lar voltado para o combate à violência doméstica.

Pronasci II – O programa que foi relançando pelo Governo Federal se estrutura em cinco estratégias: prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher; políticas de segurança pública com cidadania em territórios com altos indicadores de violência; políticas de cidadania com foco no trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos do sistema prisional; suporte e apoio às vítimas da criminalidade; combate ao racismo estrutural e aos crimes dele derivados.