Você está visualizando atualmente Maracanaú marca presença em evento para fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no Brasil

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc, participou nos últimos dias 03 e 04 de abril do 24º Encontro Regional do Congemas Nordeste 2024, sediado em Teresina (PI). O evento fez parte da programação de encontros do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS e teve como público-alvo gestores/as, trabalhadores/as, conselheiros/as, pesquisadores/as e demais atores que integram a rede socioassistencial e intersetorial do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O momento contou com a presença do atual Ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias.

Junto com mais de mil participantes de todos os nove estados que integram o Nordeste, o município de Maracanaú foi representado no evento pela servidora da Sasc, Glauciane Oliveira, que destacou a relevância do encontro. “Nós, que atuamos na assistência social, temos como premissa o compromisso de luta pela efetivação do SUAS. Então, poder fazer parte desse momento de diálogo unificado, trazendo nossas demandas regionais, é contribuir e trabalhar por um Sistema Único de Assistência Social fortalecido, estratégico e universal. Foi uma experiência muito rica”, pontuou.

O encontro também trouxe para a pauta um forte movimento de uma demanda sinalizada como mais urgente: a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 383/2017, que vincula 1% da receita líquida da União para a Assistência Social, operacionalizando os serviços tipificados.

Com o tema: “O Sistema Único de Assistência Social e as diversidades socioterritoriais: novas estratégias dos entes federados na superação das desproteções sociais e das violações de direitos” e o lema: “Proteção Social: articulação entre Estado e municípios para garantia dos Direitos Sociais”, o 24º Encontro Regional do Congemas foi um espaço para somar esforços junto aos Secretários e Secretárias municipais de assistência social a fim de pautar as principais demandas municipalistas no âmbito do SUAS.