Maracanaú participa de audiência do TCE sobre criação da Rede Cearense de Ouvidorias Municipais

No momento, você está visualizando Maracanaú participa de audiência do TCE sobre criação da Rede Cearense de Ouvidorias Municipais

Ouvidores de Maracanaú participaram de audiência pública no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), no dia 27 de novembro, que discutiu o projeto da Instrução Normativa (IN) responsável por instituir a Rede Cearense de Ouvidorias Municipais. A proposta estabelece um canal permanente de comunicação entre as ouvidorias e seus respectivos jurisdicionados municipais, fortalecendo os mecanismos de controle social e transparência.

A audiência foi realizada no Plenário Conselheiro Alexandre Figueiredo, na sede do Tribunal, em Fortaleza, e conduzida pelo conselheiro Edilberto Pontes, relator do Processo nº 14501/2025-9, com participação da Ouvidora do TCE/CE, conselheira Patrícia Saboya.

A Rede Cearense de Ouvidorias Municipais é uma iniciativa liderada pelo TCE/CE e tem como objetivo impulsionar a efetividade das ouvidorias municipais, consolidando-as como canais estratégicos de diálogo com a população, fiscalização das políticas públicas e aprimoramento da governança.

Durante a audiência, a Ouvidora Geral de Maracanaú, Janaína de Oliveira Albuquerque, participou como inscrita e reforçou a importância de fortalecer as ouvidorias municipais, defendendo a implementação do modelo de ouvidoria ativa. Segundo ela, essa abordagem permite ampliar o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos de forma mais ágil, eficiente e menos burocrática.

Também representaram Maracanaú na audiência: Clara Brito, Ouvidora da Saúde; Pedro Hítalo, Ouvidor da Educação; Alex Fernandes, Ouvidor da Emergência do Hospital Municipal; além das técnicas da Ouvidoria Geral do Município, Vitória Barreto e Daniele Carlos Moreira.