Maracanaú foi um dos escolhidos, dentre 60 municípios cearenses, para apresentar boas práticas referente à Gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, na Oficina dos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos promovida pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Ministério da Cidadania, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI e Secretaria Nacional de Renda e Cidadania – SENARC, em novembro deste ano.
A experiência exitosa apresentada retrata a integração do Cadastro Único com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF, no atendimento à Comunidade Indígena da etnia Pitaguary do Município de Maracanaú. Esta experiência possibilita o atendimento diferenciado à população que possui características específicas em relação a cultura, crenças, costumes e que vivenciam situações de vulnerabilidades sociais.
Em 2017, Maracanaú também foi escolhido para apresentar boas práticas pela descentralização do Cadastro Único nas Unidades de Atendimento vinculadas à Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc, adotando métodos e técnicas para potencializar as estratégias de inclusão social, acesso à renda e garantia de direitos socioassistenciais. O atendimento do Cadastro Único em Maracanaú acontece de forma descentralizada nos Centros de Referência da Assistência Social – Cras e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Creas. Já a gestão do Cadastro Único está vinculada à Coordenadoria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social – GESUAS da Sasc.