Maracanaú participa de pesquisa nacional sobre o Sistema Único de Assistência Social

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc, recebeu na última sexta-feira, 12 de agosto, a doutora Alba Carvalho, para apresentação da metodologia a ser aplicada na pesquisa: “Avaliando a implementação do Sistema Único de Assistência Social nas regiões norte e nordeste: significado do SUAS para o enfrentamento à pobreza nas regiões mais pobres do Brasil”.

A pesquisa está dividida em três grupos de regiões brasileiras, sendo o grupo Norte/Nordeste formado pelos estados do Ceará, Pará e Maranhão. No Ceará foram escolhidos seis municípios, sendo Maracanaú o representante de grande porte. Os Centros de Referência da Assistência Social – Cras Pajuçara e Alto Alegre, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Creas e o Centro POP participarão da amostragem.

Serão ouvidos através de entrevistas e grupos focais os trabalhadores e usuários dos equipamentos escolhidos, além dos gestores da Sasc e conselheiros municipais de Assistência Social. Pesquisa documental e observação sistemática farão parte da metodologia. Segundo Alba Carvalho, as experiências de Maracanaú constituem uma referência na implementação do SUAS no Ceará. (Alessandra Silva)