Maracanaú participa de reunião sobre o Projeto Integra Brasil

Você está visualizando atualmente Maracanaú participa de reunião sobre o Projeto Integra Brasil

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Juventude e Lazer e Secretaria de Esporte, esteve reunida, nesta quarta-feira, 03 de junho, com a Secretaria Nacional da Juventude – SNJ, do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos, para tratar sobre ações de parceria na implantação do Projeto Integra Brasil em Maracanaú.

Participaram da reunião, por videoconferência, Luciana Alves de Lima, Coordenadora Geral da Cidadania, Pedro Pires, Coordenador de Juventude de Maracanaú, Djandro Ricardo, Secretário de Esporte de Maracanaú e Márcio Caetano, representando o Esporte do Município.

O Integra Brasil é uma iniciativa para promover ações de prevenção à violência doméstica e nos estádios, durante os jogos de futebol, e enfrentar violações de direitos humanos. A parceria une o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, além do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Confederação Brasileira de Futebol – CBF. O acordo de cooperação técnica que deu início ao projeto foi assinado em dezembro de 2019, na sede da CBF. A escolha do futebol como eixo de atuação foi uma decisão que reafirma o papel social do esporte e seus valores para a formação de cidadãos.

O projeto prevê atuação conjunta dos ministérios com a CBF em atividades dentro de campo e em eventos temáticos nos municípios. Estão previstas 20 ações dentro de campo em 2020 e 10 eventos temáticos em todas as regiões do Brasil. Uma das prioridades é dar visibilidade e divulgação às centrais de atendimento a denúncias por violações de direitos e deveres, como o Disque 100, Ligue 180 e Disque 121.

As diversas ações, conjugadas com outras políticas públicas federais, pretendem auxiliar na redução de violações de direitos das crianças e adolescentes, a redução da discriminação racial, a redução da violência contra a mulher, à promoção da igualdade de oportunidades e a promoção do esporte para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Uma das prioridades nessa frente é dar ênfase a campanha Jogo Limpo, uma das bandeiras da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD.

A realização de um Fórum online sobre ações de inserção com sensibilização, promoção e enfrentamento a prevenção ao suicídio, associado às drogas, para o público juvenil no município de Maracanaú está previsto para 18 de setembro. São planejadas ações para o ano de 2020 em diversas frentes de atuação colocando as juventudes no centro do processo e tendo o futebol como eixo de atuação, tendo como objetivo sensibilizar, promover e enfrentar as violações de direitos humanos, além de suscitar a educação em antidopagem, valores do espírito esportivo, prevenção ao uso de álcool, outras drogas nos diversos espaços e ambientes esportivos.

“Pelo momento que atravessamos ainda não é possível prever datas concretas para o início das ações, no entanto, espera-se que já para os meses de julho e agosto as atividades já possam ser operacionalizadas mesmo de forma remota”, conta o Djandro Ricardo, Secretário de Esporte.