A Prefeitura de Maracanaú e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promovem, entre os dias 6 e 10 de outubro, a Semana do Bebê 2025. A iniciativa, que já faz parte do calendário oficial do município, tem como tema nesta edição “Primeira Infância: Construindo um futuro sem discriminação” e reforça o compromisso da gestão com a valorização da primeira infância e a promoção de políticas públicas voltadas para o cuidado integral das crianças.
A abertura oficial será realizada no dia 6 de outubro (segunda-feira), das 14h às 16h, no palco da Praça de Alimentação do North Shopping Maracanaú. A programação inclui fala institucional de representantes do shopping e de especialistas na temática da primeira infância, além de um momento simbólico de corte de fita para marcar o início da semana.
O evento contará ainda com apresentação cultural do Povo Indígena Pitaguary, orientação veterinária sobre cuidados na primeira infância, atrações especiais como pocket show musical, contação de história, presença de mascote para fotos com as famílias e distribuição de material educativo com dicas sobre amamentação, primeiros socorros e cuidados básicos. Como gesto simbólico, também haverá a entrega de mudas de plantas.
Ao longo dos dias, diversas secretarias municipais, equipamentos de saúde e instituições parceiras realizarão atividades educativas, oficinas, rodas de conversa, palestras, ações culturais e momentos lúdicos em diferentes pontos da cidade. As ações abordarão temas como aleitamento materno, saúde bucal, alimentação saudável, valorização da diversidade, prevenção de acidentes, combate ao preconceito, educação ambiental, questões climáticas e fortalecimento dos vínculos familiares.
Saiba mais – A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do município para garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento pleno na primeira infância, atendendo às recomendações do UNICEF. Desde sua implantação, a iniciativa tem contribuído para ampliar o acesso a informações, serviços e políticas que impactam diretamente a vida de gestantes, bebês, crianças e famílias.
Confira a programação completa da Semana do Bebê 2025:
No dia 6 de outubro (segunda-feira), a partir das 14h, no palco da Praça de Alimentação do North Shopping Maracanaú, acontece a abertura oficial, com fala institucional, corte simbólico de fita, apresentação cultural do Povo Indígena Pitaguary, orientação veterinária na primeira infância, pocket show musical, contação de história, interação com mascote, além da entrega de mudas de plantas e material educativo.
No dia 7 de outubro (terça-feira), às 9h, será realizada a tradicional entrega da Chave da Cidade e do certificado ao Bebê Prefeito, no auditório do Centro de Especialidades do Hospital de Maracanaú. Ainda neste dia, acontecem ações como palestra sobre a violência do desfralde, no CRAS Parque São João; palestra sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, no CRAS Pajuçara; teatro de fantoches, oficinas e rodas de conversa no CRAS Antônio Justa; além de palestras e atividades em unidades de saúde e creches do município.
Já no dia 8 de outubro (quarta-feira), a programação inclui oficinas de psicomotricidade e recreação em unidades de acolhimento, ações educativas em escolas e creches, cine ambiental na Secretaria de Meio Ambiente, roda de conversa sobre amamentação, atividades lúdicas nas unidades de saúde, oficina de confecção de bonecas Abayomi e palestras em hospitais.
No dia 9 de outubro (quinta-feira), as atividades seguem com oficinas interativas em unidades de acolhimento, rodas de conversa sobre saúde bucal e cuidados com o bebê, palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças na primeira infância, contação de histórias, desfile infantil, oficinas lúdicas e ações educativas em várias unidades de saúde.
Por fim, no dia 10 de outubro (sexta-feira), o encerramento oficial será marcado por uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Maracanaú, às 9h. Também estão previstas ações em escolas da rede municipal, visita à Cidade da Criança com plantio simbólico de mudas, palestras em hospitais e rodas de conversa com mães e famílias sobre o fortalecimento do vínculo afetivo com os bebês.