Maracanaú promove Semana de Luta da Pessoa com Deficiência 2025 com ampla programação

No momento, você está visualizando Maracanaú promove Semana de Luta da Pessoa com Deficiência 2025 com ampla programação

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Maracanaú (CMDPD) realiza entre os dias 15 e 21 de setembro, a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência 2025. O evento celebra os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e os 20 anos do CMDPD, com uma série de ações que reforçam o compromisso do município com a inclusão, acessibilidade e valorização das pessoas com deficiência.

Finalizando a programação da Semana, será realizada a 9ª Corrida de Rua para Pessoas com Deficiência, que acontecerá no dia 21 de setembro, às 7h30, na Avenida Padre José Holanda do Vale (por trás da Arena Raufes). O evento terá o percurso diferenciado para PCD, e visa principalmente, estimular a prática de atividade física nas pessoas com algum tipo de deficiência e autismo, apresentar à comunidade e governantes a importância da valorização e assistência às pessoas com deficiência, auxiliar na reabilitação e na inclusão, além de expandir a prática esportiva dessa modalidade. Os participantes serão divididos nas seguintes categorias: Deficiência Visual, Deficiência Física, Deficiência Auditiva, Deficiência Intelectual e Autismo. Todos que concluírem a prova receberão medalhas.

Confira a programação completa:

– 15/09 (segunda-feira) – Sessão Solene: “10 anos da LBI e 20 anos do CMDPD”
Local: Câmara Municipal de Maracanaú (Avenida Luiz Gonzaga Honório de Abreu, 890 – Piratininga)
Horário: 9h

– 16/09 (terça-feira) – Amostra de Arte e Cultura Inclusiva: “Talentos Sem Limites”
Local: Mercado Silvio Rodrigues de Andrade (Rua Manoel Pereira, Centro)
Horário: 8h30

– 17/09 (quarta-feira) – Blitz de Fiscalização do Transporte Público
Local: Av. Sen. Virgílio Távora, em frente ao SESI – Pajuçara
Horário: 8h

– 18/09 (quinta-feira) – Palestra na EMEIF Walmiki Sampaio de Albuquerque
Local: Av. do Contorno Sul, S/N, bairro Conjunto Industrial
Horário: 9h

– 19/09 (sexta-feira) – Palestra na Escola Municipal Indígena de Educação Básica Povo Pitagua
Local: Rua Professor José Henrique da Silva S/N, Santo Antônio do Pitaguary
Horário: 9h

– 20/09 (sábado) – LIVE/PODCAST: “10 anos da LBI e 20 anos do CMDPD”
Local: perfil do Instagram do CMDPD (@conselho_deficiencia)
Horário: A DEFINIR

– 21/09 (domingo) – 9ª Corrida de Rua da Pessoa com Deficiência de Maracanaú 2025
Local: Av. Padre José Holanda do Vale (por trás da Arena Raufes)
Horário: 7h30

Saiba mais – A Semana visa promover conscientização, fortalecer os direitos da pessoa com deficiência e ampliar espaços de diálogo e participação. A gestão municipal reafirma seu compromisso com uma cidade mais inclusiva e acessível para todos.