Maracanaú realiza a 8ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa

No momento, você está visualizando Maracanaú realiza a 8ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa
Foto: Daiana Moura

Maracanaú promove, nos dias 1º e 2 de outubro, a 8ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa. A iniciativa faz parte do calendário anual de atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Diretoria de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc). O evento integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), política pública assegurada pelo Plano Nacional do Idoso (Lei n.º 8.842/1994), que garante direitos sociais e busca promover a autonomia e a integração da pessoa idosa na sociedade.

Pioneiro no Estado do Ceará, os Jogos da Pessoa Idosa consolidaram Maracanaú como referência nessa prática. A iniciativa valoriza o processo de envelhecimento saudável e destaca a vitalidade e longevidade dos idosos do município.

A programação inclui circuito interativo com estações de jogos, apresentações artísticas e culturais, exposição fotográfica do Instituto IDEAR, desfile Miss Maracanaú Pessoa Idosa (realizado pela Associação Meninas e Mulheres de Maracanaú – AME), além de parcerias com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a Secretaria de Inclusão e Cidadania (SEMIC) e a Unifametro, com participação dos alunos do curso de Enfermagem.

As atividades serão realizadas no Centro de Convivência Social (CCS), que fica localizado na Av. Maria Galdino, 11, bairro Timbó. As atividades terão início às 9h, com a seguinte programação:

Dia 1º de outubro:

– Cras Alto Alegre;
– Cras Antônio Justa;
– Cras Acaracuzinho;
– Cras Indígena;
– Cras Piratininga.

Dia 2 de outubro:

– Cras Mucunã: Grupo Tia Agacil/SOBEF e ACOBEJA;
– Cras Timbó;
– Cras Jardim Bandeirantes;
– Cras Parque São João;
– Cras Pajuçara.

Mais do que uma programação de lazer, os Jogos da Pessoa Idosa se consolidam como espaço de trocas, vivências e fortalecimento de vínculos. O evento reafirma o protagonismo da pessoa idosa, mostrando sua capacidade de se reinventar e contribuir ativamente para a sociedade, quebrando paradigmas e tabus sobre o envelhecimento.