Maracanaú realiza a Semana Municipal de Combate à Tuberculose

Você está visualizando atualmente Maracanaú realiza a Semana Municipal de Combate à Tuberculose
Foto ilustração

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria da Saúde, realizará, entre os dias 21 e 24 de março, diversas ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, cuja data é celebrada no dia 24 de março. As ações serão desenvolvidas pelas equipes da Estratégia da Saúde da Família, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf, Caps AD e Hospital João Elísio de Holanda – HJEH, visando a promoção da saúde e a busca ativa de sintomáticos respiratórios para diagnóstico de casos junto à comunidade maracanauense.

Diagnosticar e tratar corretamente e precocemente os casos de tuberculose são as principais medidas para o controle da doença. A Saúde Pública alerta sobre a detecção dos sintomáticos respiratórios (pessoas que apresentam tosse por três semanas ou mais) para o diagnóstico precoce da doença. O tratamento tem duração de seis meses, a medicação é gratuita e os pacientes são acompanhados pelas equipes de Saúde da Família. Segue em anexo, as principais ações que serão desenvolvidas durante a Semana Municipal de Combate à Tuberculose, em Maracanaú. (Artur Filho)