Maracanaú realiza campanha de vacinação contra dengue para adolescentes em todos os postos de saúde

No momento, você está visualizando Maracanaú realiza campanha de vacinação contra dengue para adolescentes em todos os postos de saúde
Foto: Rafael Dourado
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à campanha de vacinação contra a dengue para o público de 10 a 14 anos em todo o município. A ação faz parte da ampliação da estratégia estadual para os 184 municípios cearenses em 2026, conforme a Nota Técnica nº 01/2026 da Coordenadoria de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado (SESA).

A campanha em Maracanaú utiliza a vacina Qdenga, do laboratório Takeda, que requer um esquema de duas doses, com intervalo de três meses (90 dias) entre elas. A aplicação estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município a partir desta quinta-feira, 22 de janeiro. A vacinação segue a normativa estadual, sendo realizada exclusivamente nas salas de vacina dos postos de saúde, e ações extramuros, incluindo vacinação em escolas, devem ser evitadas.

A meta estabelecida para o Ceará é vacinar 90% da população de 10 a 14 anos, o que corresponde a aproximadamente 618 mil adolescentes em todo o estado. Em Maracanaú, a Secretaria de Saúde já recebeu e distribuiu as doses correspondentes à sua parcela dessa população-alvo, garantindo a continuidade da campanha.

Orientações importantes para a população maracanauense:

– Quem deve se vacinar agora? Adolescentes de 10 a 14 anos;
– Onde? Em qualquer Unidade Básica de Saúde do município, com disponibilidade em todas as USF a partir de quinta-feira (22/01);
– Quais são os documentos necessários? Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF e cartão de vacina. É imprescindível que o documento esteja cadastrado no CadSUS;
– Qual será o esquema vacinal? Serão necessárias DUAS DOSES da vacina Qdenga, com intervalo de 3 meses;
– Quais são as contraindicações? A vacina é contraindicada para menores de 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, indivíduos com imunodeficiência grave e com histórico de alergia grave a qualquer componente da vacina.

A Secretaria de Saúde de Maracanaú reforça a importância da adesão à campanha como a ferramenta mais eficaz para reduzir casos graves, hospitalizações e óbitos por dengue, e ressalta que todos os eventos adversos pós-vacinação devem ser notificados pelos profissionais de saúde no sistema e-SUS Notifica.

Saiba mais – Paralelamente à vacinação com a Qdenga, o Ceará integra a primeira etapa nacional de vacinação em massa com a vacina de dose única produzida pelo Instituto Butantan. O município-piloto escolhido para esta etapa específica, que tem como público pessoas de 15 a 59 anos, foi Maranguape, onde a campanha já teve início.