Maracanaú realiza dia “D” da campanha de vacinação contra gripe nos postos de Saúde

Você está visualizando atualmente Maracanaú realiza dia “D” da campanha de vacinação contra gripe nos postos de Saúde

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria da Saúde, realizará neste sábado, 13, das 8 às 17 horas, o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) nos Postos de Saúde do Município. A vacina protege contra os diversos tipos de gripe, principalmente a H1N1, que virou motivo de preocupação no Brasil. A vacinação contra a influenza será destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 4 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), professores, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, indígenas e trabalhadores da saúde.

Saiba mais – A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendências a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Existem três tipos de vírus influenza sazonais: influenza A, B e C. Atualmente, a influenza A (H1N1), A (H3N2) e B são os subtipos sazonais em circulação. O vírus pode causar infecção branda a grave, inclusive o óbito.

Além da vacinação, a população em geral deve adotar medidas de prevenção e controle para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças de transmissão respiratória, como: lavar sempre as mãos; evitar locais com aglomeração de pessoas; cobrir a boca ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscaras de proteção. (Bruna Morais)