Maracanaú realiza Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025/2028

No momento, você está visualizando Maracanaú realiza Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025/2028
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Selo Unicef
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Maracanaú reafirma seu compromisso com a infância e a adolescência ao realizar, no dia 14 de novembro, o Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025/2028. O encontro acontecerá a partir das 8h, na Câmara Municipal de Maracanaú, reunindo gestores, técnicos municipais, representantes da sociedade civil, conselhos, adolescentes e parceiros da rede de proteção.

Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, o evento será um importante espaço de diálogo, escuta e construção coletiva voltado à garantia dos direitos das crianças e adolescentes maracanauenses.

Durante o Fórum, será apresentado o diagnóstico situacional do município, com a definição de prioridades que irão compor o Plano Municipal de Ação pelos Direitos da Infância e dos Adolescentes, com metas estratégicas que irão orientar as políticas públicas voltadas à infância e adolescência nos próximos anos. O objetivo é fortalecer o compromisso intersetorial entre as diversas secretarias e instituições envolvidas, consolidando ações conjuntas em favor da proteção, do desenvolvimento e da inclusão social.

O momento também marca o início de um novo ciclo de mobilização e participação social, fortalecendo o papel do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) nesse processo. O NUCA tem como objetivos garantir o direito à participação cidadã dos adolescentes, ampliar seus conhecimentos sobre temas relevantes, descobrir talentos, fomentar habilidades e atitudes que contribuam para o desenvolvimento integral, além de apoiar a inserção desses jovens nas decisões do município. A atuação do Núcleo reflete o compromisso de Maracanaú em promover o protagonismo juvenil e assegurar avanços concretos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O Fórum Municipal do Selo UNICEF reforça o engajamento do município em manter a infância e a adolescência como prioridade nas agendas das políticas públicas, reafirmando o compromisso de construir um futuro mais justo e cheio de oportunidades para todos.