Maracanaú realiza Semana de Combate à Hanseníase

Você está visualizando atualmente Maracanaú realiza Semana de Combate à Hanseníase

A Secretaria da Saúde, por meio do Programa Municipal de Hanseníase, inicia hoje, 23, a Semana Municipal de Combate à Hanseníase.  A iniciativa é em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que é comemorado no último domingo do mês de janeiro. Por meio do slogan “Hanseníase: o diagnóstico precoce é o melhor tratamento”, a Secretaria da Saúde de Maracanaú reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura. A ação visa eliminar fontes de infecção, reduzir e minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio.

As ações serão realizadas do dia 23 a 29 de janeiro em todos os postos de saúde, visando intensificar a abordagem aos pacientes que estão procurando os centros de saúde, detectando sinais da doença, como manchas pelo corpo e diminuição da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil, além de promover ações educativas. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população maracanauense acerca dos sinais e sintomas da doença, importância do diagnóstico precoce, realização do tratamento e reafirmar o compromisso de luta contra a doença em nosso município.

O que é Hanseníase?

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infectocontagiosa causada por um micro-organismo denominado Mycobacterium leprae.

Forma de Transmissão– Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior, em meio às secreções nasais e gotículas da fala, tosse ou espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.

Sinais e Sintomas– Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular – como dificuldade para segurar objetos. Os sinais da hanseníase estão localizados principalmente nas extremidades: mãos, pés, face, orelhas, costas, nádegas e pernas.

Tratamento– A hanseníase tem cura. As primeiras drogas efetivas surgiram na década de 1940. O tratamento com o coquetel de drogas, chamado de poliquimioterapia (PQT) consiste no uso conjunto de Rifampicina, Dapsona e Clofazimina. Mas o esquema terapêutico varia de acordo com o tipo de hanseníase. O tratamento é feito nas unidades de saúde do SUS e é gratuito.

Prevenção– Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida será a cura. Uma outra medida preventiva é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença. (Bruna Morais)

Confira a Programação: