O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), realizará a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio, que fica localizado na Rua Edson Queiroz, n.º 247, bairro Centro. A programação tem início às 13h do dia 25/06 e segue, no dia 26/06, das 8h às 17h.
A Conferência é um espaço fundamental de participação democrática, onde usuários, trabalhadores do SUAS, conselheiros, gestores, representantes de entidades socioassistenciais e demais membros da sociedade se reúnem para debater, avaliar e propor melhorias para a política pública de assistência social no município. As discussões locais servirão de base para as etapas estadual e nacional do processo conferencial.
Sob orientação do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a edição de 2025 contará com metodologia participativa e horizontal, visando garantir a representatividade e o protagonismo dos segmentos envolvidos. A organização da Conferência prevê a formação de Grupos de Trabalho, responsáveis por discutir os cinco eixos temáticos definidos nacionalmente:
1. Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
2. Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
3. Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Fortalecendo a proteção social, a segurança de renda e a inclusão social no SUAS;
4. Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: Fortalecendo a participação social no SUAS;
5. Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Cada grupo deverá formular propostas de deliberação para os três níveis federativos: municipal, estadual e federal, de forma clara e objetiva. As propostas serão debatidas e votadas na Plenária Final, resultando em um conjunto de até 10 deliberações para o município, 5 para o estado e 5 para a União.
O evento contará ainda, com a participação da Sr.ᵃ Ieda Maria Nobre de Castro, que possui vasta experiência na área, sendo atualmente diretora do Departamento de Gestão do Cadastro Único, vinculado à Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social terá como mediadora, Leiriane Araújo, assistente social e coordenadora do Cras Jardim Bandeirantes.
Saiba mais — A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social representa um importante momento de escuta e construção coletiva de políticas públicas mais efetivas, fortalecendo o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e reafirmando o compromisso de Maracanaú com a participação social e a garantia de direitos.