Maracanaú recebe equipamentos para medição da chuva

Você está visualizando atualmente Maracanaú recebe equipamentos para medição da chuva

Foram instalados em Maracanaú, quatro pluviômetros semiautomáticos, por meio do projeto “Pluviômetros nas Comunidades”, que é conduzido mediante parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – Cenad, do Ministério da Integração Nacional – MI. O projeto visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos. O projeto prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.

Os pluviômetros fornecem, via transmissão de dados em tempo real, a quantidade de chuva havida nos locais onde estão instalados, possibilitando assim um acompanhamento efetivo por parte do Cemaden e da Defesa Civil, órgão que executa ações de prevenção e resposta a desastres no Município. A página do Cemaden na Internet é de livre acesso à população, que poderá acompanhar a pluviometria de Maracanaú acessando: http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo/. Os pluviômetros foram instalados nos bairros Novo Maracanaú, Pajuçara, Siqueira e Reserva Indígena do Santo Antônio do Pitaguary.

Saiba mais – A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maracanaú – Comdec, criada através da Lei de nº 1.313, de 25 de abril de 2008. O órgão é diretamente vinculada à Guarda Municipal e subordinada à Secretaria de Governo, com a finalidade de coordenar, em nível municipal, todas as ações de defesa civil, nos períodos de normalidade e anormalidade. (Artur Filho)