Foram instalados em Maracanaú, quatro pluviômetros semiautomáticos, por meio do projeto “Pluviômetros nas Comunidades”, que é conduzido mediante parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – Cenad, do Ministério da Integração Nacional – MI. O projeto visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos. O projeto prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.
Os pluviômetros fornecem, via transmissão de dados em tempo real, a quantidade de chuva havida nos locais onde estão instalados, possibilitando assim um acompanhamento efetivo por parte do Cemaden e da Defesa Civil, órgão que executa ações de prevenção e resposta a desastres no Município. A página do Cemaden na Internet é de livre acesso à população, que poderá acompanhar a pluviometria de Maracanaú acessando: http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo/. Os pluviômetros foram instalados nos bairros Novo Maracanaú, Pajuçara, Siqueira e Reserva Indígena do Santo Antônio do Pitaguary.
Saiba mais – A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maracanaú – Comdec, criada através da Lei de nº 1.313, de 25 de abril de 2008. O órgão é diretamente vinculada à Guarda Municipal e subordinada à Secretaria de Governo, com a finalidade de coordenar, em nível municipal, todas as ações de defesa civil, nos períodos de normalidade e anormalidade. (Artur Filho)