Você está visualizando atualmente Maracanaú recebe I Intercâmbio Regional de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental da Crede 1

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 1, realizou o I Intercâmbio Regional de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, nesta segunda-feira, 11 de junho, no Auditório da Secretaria de Educação. O público-alvo foram gerentes municipais do MAIS PAIC, técnicos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC, técnicos da CREDE 1, das Secretarias Municipais de Educação – SME e formadores municipais. O objetivo foi compartilhar as ações, metas, estratégias e práticas pedagógicas para o desenvolvimento da educação e melhoria dos índices de aprendizagem dos municípios.

Na abertura do encontro, os estudantes da Escola Municipal Professora Francisca Florência da Silva tocaram em Laptops o Hino Nacional. Eles participam do Projeto “Música e Tecnologia na Escola”, com a coordenação da professora Tereza Dourado, do laboratório de informática. As crianças realizaram apresentações de paródias e músicas para os convidados que ficaram encantados com a desenvoltura dos alunos.

O evento apresentou a socialização das atividades desenvolvidas nos municípios pertencentes à Crede 1, suas ações, projetos educacionais e acompanhamento pedagógico que são importantes ferramentas para o desenvolvimento da educação e do ensino aprendizagem.

A Comissão Organizadora foi dirigida pela professora Maria Angélica Sales, gerente regional do Mais Paic, e pela professora Maíra Moreira Prudêncio, gerente municipal do Mais Paic. Os municípios participantes foram Maracanaú, Guaiuba, Itaitinga, Pacatuba, Aquiraz, Caucaia e Maranguape.

Maria Angélica Sales relatou que atualmente a Crede 1 coordena oito municípios, todos eles representados por um gerente municipal do Mais Paic. “Esse momento é de grande importância pois é quando todos os municípios trazem suas ações, suas experiências, dentro das escolas, e compartilham conosco. Assim, podemos aprender e observar o que os municípios estão fazendo para alavancar sua rede de ensino e seus resultados”, contou.

“A formação é o ponto principal nessa relação entre a Secretaria de Educação, o professor que está em sala de aula e a escola, assim temos como ponto de partida o que é discutido nesses momentos de formação. Um intercambio como esse nos enche de ideias e sugestões que são reverberadas, dívidas e discutidas para se transformar em práticas dentro da sala, no ambiente escolar. É isso que vai fazer a diferença no aprendizado dos nossos alunos, garantindo o direito de aprendizagem que é primordial para cada um deles”, disse Ricardo Lopes, gerente municipal do Mais Paic de Pacatuba. (Bruna Marques/ Regina Wesliane)