Maracanaú receberá neste mês de dezembro, a mostra Cinema em Movimento 2019, que exibirá filmes e promoverá debates sobre equidade de gênero. As sessões acontecerão entre os próximos dias 10 e 12, em diferentes locais. A realização está sob a responsabilidade do mestrando em Filosofia Paulo W. Lima, em parceria com o Instituto Social para o Desenvolvimento de Potencialidades – IDEP Social, uma organização da sociedade civil – OSC com título de utilidade pública.
Inspirada no Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, a programação terá a seguinte divisão:
10 de dezembro – Abertura
Local: Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú – Suprema
Horário: 14h às 17h
Filme: O Silêncio dos Homens
Facilitador: Thiago Martins, sociólogo e diretor financeiro do IDEP Social
11 de dezembro
Local: Centro de Referência de Assistência Social – Cras Pajuçara
Horário: 14h às 17h
Filme: Lute como uma menina!
Facilitadora: Duda Rodrigues, militante do Movimento d@s Trabalhador@s Sem Teto – MTST
12 de dezembro
Local: Associação de Moradores do Novo Maracanaú
Horário: 14h às 17h
Filme: Repense o Elogio
Facilitadora: Raquel Vieira, professora do curso de Serviço Social da Unifametro, Uniateneu e Uniasselvi
Conheça mais sobre a mostra:
Justiça e oportunidades iguais para homens e mulheres são questões atuais que podem ser resumidas no termo “Equidade de Gênero”. Este é o tema presente nos três filmes do Cinema em Movimento 2019. Os responsáveis pela produção do Circuito em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal são 27 universitários selecionados e capacitados pela produtora carioca MPC Filmes.
Em outubro deste ano, esses jovens estudantes, que têm entre 19 e 30 anos de idade, passaram por uma semana de imersão em um hotel na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para participar da capacitação. Durante cinco dias, eles assistiram aos filmes da mostra; debateram com os diretores; tiveram aulas sobre cinema, história e memória; e participaram de dinâmicas e workshops de produção e divulgação. O objetivo era fazer com que eles voltassem para suas respectivas cidades aptos a agendar sessões, convidar debatedores e mediadores, divulgar o Circuito junto à imprensa e mobilizar o público para comparecer aos eventos.
No Ceará, o agente mobilizador da mostra é o mestrando em Filosofia Paulo W. Lima. Na terra da luz, as sessões acontecem em forma de festival na Universidade Federal do Ceará e na Universidade Estadual do Ceará. Além das universidades, o Cinema em Movimento também será apresentado em instituições culturais, escolas de Ensino Médio, entre outros ambientes. Todas as sessões serão gratuitas e abertas ao público. O Cinema em Movimento 2019 conta com o apoio financeiro do Instituto Caixa Seguradora.