Maracanaú recebe nova Unidade Básica de Saúde Indígena no território Pitaguary

No momento, você está visualizando Maracanaú recebe nova Unidade Básica de Saúde Indígena no território Pitaguary
Foto: Rafael Dourado
O município de Maracanaú recebeu, nesta segunda-feira, 18 de agosto, mais um importante equipamento de saúde voltado ao atendimento dos povos originários. Foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) Mãe Joaquina Vieira, localizada na Aldeia Horto, território do Povo Pitaguary. A solenidade aconteceu às 13h, reunindo representantes do Governo Federal, lideranças indígenas e autoridades municipais.
A nova UBSI é do Tipo 3, modelo que oferece estrutura ampliada para serviços de atenção básica, possibilitando um atendimento mais digno, humanizado e alinhado às especificidades culturais e sociais dos povos indígenas. O equipamento integra os investimentos do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), executados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Ceará.
Os investimentos representam o compromisso do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), instrumentalizado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará, ampliando a rede de serviços oferecida ao Povo Pitaguary em Maracanaú.
A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria dos Povos Originários, esteve presente na inauguração, reforçando sua parceria e apoio às ações que promovem cidadania, qualidade de vida e respeito às comunidades indígenas do município.