Maracanaú recebe o Prêmio Selo Município Verde

Você está visualizando atualmente Maracanaú recebe o Prêmio Selo Município Verde

IMG_4243

O Município de Maracanaú recebeu nesta quinta-feira, 17, na Assembléia Legislativa do Ceará,  o Selo Município Verde. O êxito foi alcançado em 2016, quando o município foi classificado como categoria C pelo Comitê Gestor da Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SEMA.  Os municípios selecionados para receber o selo foram premiados com kits contendo um notebook , um projetor , uma impressora, um decibelímetro, uma trena e uma máquina fotográfica.  19 municípios foram premiados. O prêmio foi entregue ao Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano (SMU), Miguel Pessoa, e  a Coordenadora Cistina Medeiros.

O Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública que identifica a cada dois anos os municípios cearenses que desenvolveram ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental , atendendo a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Na oportunidade, a SEMA, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente – MMA, iniciou a 3ª Edição do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais – SAIC. O curso tem por objetivo atender aos anseios dos estados e municípios, como estratégia de fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente e visa capacitar gestores, servidores, técnicos ambientais e outros setores para colaborar com a estruturação de políticas no contexto federativo. Participaram da capacitação os servidores Carlos Henrique Viana, Fiscal de Meio Ambiente, e Francisco Roberto da Costa, diretor de Meio Ambiente.

O evento contou com a presença de Artur Bruno, secretário de Meio Ambiente do Ceará,  Edson Duarte, secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Araújo Lima, superintendente da SEMACE, Adna Muniz, secretária do Meio Ambiente e Urbanismo de Fortaleza, Hebert Lobo, superintendente do  IBAMA. Além de Jaqueline Faustino, representante do Ministério Público do Estado, Ana Célia Coelho, coordenadora do Instituto Chico Mendes , Luiz Claudenilton Pinheiro, representante da Aprece, Heraldo Oliveira, representante da Associação de Gestores Ambientais do Ceará- AGACE, Sérgio Aguiar, deputado Estadual e Fernanda Pessoa, deputada Estadual.

Em discurso, Fernanda Pessoa lembrou a importância da iniciativa, já que em algumas cidades a Secretaria de Meio Ambiente não tem a atenção necessária. “Queria que os gestores lembrassem da importância da Secretaria de Meio Ambiente. Devemos ter cuidado com o lixo e com a questão dos resíduos. Isso é questão de saúde pública”, destacou.