A Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú (Secult) realiza, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, a Oficina de Teatro-Fórum, ministrada pelo renomado diretor brasileiro Rui Frati, radicado em Paris e atual responsável pelo Théâtre de l’Opprimé. As atividades acontecerão no Teatro Dorian Sampaio, das 14h às 18h, e serão gratuitas e abertas ao público. As inscrições terão início nesta quinta-feira, 30 de outubro, e podem ser feitas através do seguinte link:(https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_B7CyCqLoWgWAuPVRcc8enAsurqCXy61tQKqdCH9Y9QidDA/closedform). As inscrições serão limitadas, até o preenchimento de 30 vagas.
Voltada para pessoas a partir dos 14 anos, com experiência mínima em teatro, a oficina é aberta a interessados de Maracanaú e de outros municípios. Durante os três dias de formação, Rui Frati vai conduzir o seminário “Teatro-Fórum: A arte de inter-agir”, partilhando com os participantes sua longa trajetória junto ao Teatro do Oprimido e o desenvolvimento dos métodos idealizados por Augusto Boal. O trabalho propõe romper as barreiras entre artista e público, transformando o espectador em sujeito atuante da ação dramática, em uma experiência que combina estética, reflexão social e prática performativa.
Diretor do Théâtre de l’Opprimé Paris e do Festival Migractions, Rui Frati é reconhecido internacionalmente por sua atuação no teatro social e político. Iniciou sua carreira no Brasil, onde teve contato com grandes nomes como Robert Wilson, Andrei Serban, Enrique Buenaventura, Ariane Mnouchkine e Augusto Boal — influência que marcou profundamente sua trajetória artística. Desde 1998, Frati dirige o Théâtre de l’Opprimé, aprofundando a pesquisa e aplicação do Teatro do Oprimido e desenvolvendo formações e criações de Teatro-Fórum em diversos países, entre eles Brasil, Burundi, Marrocos, Palestina, Irã e Taiwan.
Além do trabalho com o Teatro do Oprimido, o diretor dedica-se à criação de espetáculos baseados em autores contemporâneos, sempre com uma abordagem inovadora e comprometida com temas sociais. Licenciado em Sociologia, Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo e com especialização europeia em terapia familiar pela École Française de Thérapie Familiale, Rui Frati combina sua formação multidisciplinar à prática teatral, integrando arte, psicologia e intervenção social em seus projetos.
Serviço:
Oficina de Teatro-Fórum com Rui Frati
Datas: 3, 4 e 5 de novembro (segunda, terça e quarta)
Horário: 14h às 18h
Local: Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio (Rua Edson Queiroz, 247, Centro)
Público-alvo: pessoas a partir de 14 anos, com experiência mínima em teatro
Link de inscrições: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_B7CyCqLoWgWAuPVRcc8enAsurqCXy61tQKqdCH9Y9QidDA/closedform)