Maracanaú recebe Prêmio Brasil Sem Fome em cerimônia realizada em Brasília

No momento, você está visualizando Maracanaú recebe Prêmio Brasil Sem Fome em cerimônia realizada em Brasília
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú foi oficialmente premiada, nesta quarta-feira, 17 de dezembro, durante a cerimônia da 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome, realizada no Teatro Nacional, em Brasília. O município foi reconhecido na categoria “Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”, com a iniciativa Intersetorialidade que Alimenta com Cuidado.

Representando o prefeito Roberto Pessoa, o vice-prefeito de Maracanaú, Gerson Cecchini, participou do evento e recebeu a premiação em nome do município. Também integraram a comitiva de Maracanaú a deputada federal Fernanda Pessoa e a diretora do setor de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), Elizangela Nunes. O evento contou também com a ilustre presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, além da presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhado da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Prêmio Brasil Sem Fome reconheceu 40 iniciativas de estados, do Distrito Federal e de municípios brasileiros, distribuídas em três categorias: Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional em estados; Bom Funcionamento das Instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos estados; e Boas Práticas de Combate à Fome nos estados e municípios.

A iniciativa premiada de Maracanaú se destaca pela articulação entre as áreas da assistência social, saúde e educação, promovendo ações integradas voltadas ao enfrentamento da fome e da insegurança alimentar no município. Entre os principais eixos da ação estão a integração de políticas públicas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, a articulação com o Programa Ceará Sem Fome, além de programas como Restaurante Popular, cozinhas comunitárias, banco de alimentos e iniciativas de transferência de renda.

Outro ponto relevante da iniciativa é a gestão participativa e intersetorial do SISAN, com o município estruturando seu Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional alinhado às diretrizes nacionais, fortalecendo a rede de proteção social e ampliando o acesso à alimentação adequada.

Saiba mais – A premiação reconheceu iniciativas inovadoras e efetivas, alinhadas ao Direito Humano à Alimentação Adequada, e reforça o compromisso institucional de Maracanaú com a superação da fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional em todo o município.