Maracanaú recebe Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde

Você está visualizando atualmente Maracanaú recebe Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde

O Ministério da Saúde divulgou na última semana o resultado final da 2ª Edição do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde. A lista de trabalhos premiados em cada uma das cinco categorias, na ordem decrescente das notas finais, está disponível no endereço eletrônico: http://portalsaude.saude.gov.br/.

Maracanaú foi premiado na categoria Narrativas e Relatos com o trabalho “A Inserção da Educação Popular no Cotidiano de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Município de Maracanaú”, de autoria da enfermeira da Coordenadoria de Atenção à Saúde, Inês Dolores Teles Figueiredo. Foram premiados os dez trabalhos mais bem avaliados em cada categoria, sendo que os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão premiação financeira. O pagamento será feito após a apresentação do Plano de Ação, indicando como e onde será utilizado o recurso do Prêmio. Os demais trabalhos premiados receberão menção honrosa.

Sobre o Prêmio – Criado em 2010, o Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde é uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), por meio de seu Departamento de Apoio à Gestão Participativa, fruto do diálogo com os diversos coletivos e movimentos sociais e populares que atuam na educação popular em saúde.

Incluído entre as ações prioritárias da Politica Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS), o prêmio tem por finalidade apoiar e contribuir com o fortalecimento dos grupos coletivos, movimentos populares e acadêmicos, assim como dos serviços de saúde, que desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde de forma democrática e dialógica. O prêmio é uma homenagem ao professor Victor Vincent Valla (1937-2009) que, em sua trajetória de militância e produção acadêmica, contribuiu com a formação de gerações de sanitaristas e com reflexões sobre os modos de viver e produzir saberes populares e suas relações com a saúde. (Artur Filho)