Maracanaú recebe visita de Comitiva do UNICEF

Você está visualizando atualmente Maracanaú recebe visita de Comitiva do UNICEF

Pela realização do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF — Edição 2021–2024, que aconteceu na última quarta-feira, 05 de junho, o município de Maracanaú recebeu visita de comitiva de representantes do UNICEF.

Além de participarem como observadores do Fórum, os integrantes da comitiva visitaram, no Território Indígena Pitaguary, a Escola Municipal Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguari, o Cras Indígena e a Palhoça. Experiência para constatar de perto os avanços e as ações desenvolvidas pelos Direitos da Infância e dos Adolescentes em Maracanaú.

Rui Aguiar, um dos membros da comitiva UNICEF e chefe de escritório do órgão em Fortaleza, destacou as peculiaridades maracanauenses: “Maracanaú é um município que nos interessa muito também pela presença Pitaguary, ter uma comunidade que tem seus serviços básicos funcionando é algo que a gente destaca, é um patrimônio do Ceará”.

Ele evidenciou ainda a área da educação. “Maracanaú é um município super importante também na área social do Ceará, porque foi um dos primeiros a viver a experiência da municipalização da educação básica e a criar uma rede inclusiva de educação infantil. Isso tudo ensinou muito para o Ceará, esses caminhos da municipalização. Foi nesse momento que Maracanaú foi premiado com o Selo UNICEF na primeira edição”, explicou.

O UNICEF é reconhecido como referência de credibilidade e eficiência na defesa da infância e adolescência. Essa posição dá ao UNICEF uma grande capacidade de mobilização dos governos municipais, estaduais e federal, da sociedade civil, do setor privado e da mídia para garantir os direitos de meninas, meninos e suas famílias.