Maracanaú receberá Terminal Multimodal de Cargas da TMN

Você está visualizando atualmente Maracanaú receberá Terminal Multimodal de Cargas da TMN
Foto: Stênio Saraiva

Maracanaú receberá um Terminal Multimodal de Cargas, com 57.316 m² e investimento privado de R$ 14 milhões. A empresa Terminal Multimodal do Nordeste – TMN, que obteve a concessão federal para instalar o Terminal e deslocar as cargas pela Ferrovia Transnordestina, assinou na manhã de hoje, 9, o protocolo de intenções que formaliza o investimento junto à Prefeitura de Maracanaú. A solenidade de assinatura do documento, que ocorreu no Palácio Antônio Gonçalves (sede do Poder Executivo Municipal), contou com a presença do prefeito Firmo Camurça, do gerente administrativo e financeiro da TMN, Marcelo Crispim Salazar, lideranças empresariais de Maracanaú e do Ceará, além de secretários municipais, vereadores e outras autoridades.

O Terminal Multimodal de Cargas da TMN ficará instalado às margens do Anel Viário, em Maracanaú, em um terreno localizado entre os bairros Conjunto Industrial e Alto Alegre II. A expectativa é de um faturamento de R$ 22,5 milhões por ano e a geração de 40 empregos diretos e 100 empregos indiretos. A TMN transportará cargas por cerca 1.100 km de malha ferroviária da Transnordestina, entre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. A instalação do empreendimento acontecerá nos próximos 60 dias e o pleno funcionamento acontecerá até dezembro de 2019.

Foto: Stênio Saraiva

Interligação e Operação – O Terminal da TMN em Maracanaú estará interligado com outros três terminais, localizados em São Gonçalo do Amarante/Pecém (Ceará), São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí). A operação compreenderá armazenamento e distribuição de cargas soltas e contêineres, gestão de estoques, carregamento e descarregamento de caminhões, gerenciamento de projetos logísticos e transportes, entre outros serviços.

“A escolha de Maracanaú para receber este Terminal deve-se à força econômica do Município e à presença de centenas de indústrias e grandes empresas. Analisamos outros municípios, mas avaliamos que Maracanaú tinha mais competitividade para receber o Terminal, sobretudo em virtude da localização estratégica”, disse Marcelo Salazar, gerente da TMN. O prefeito Firmo Camurça acrescentou que o Terminal da TMN garantirá ainda mais diferenciais competitivos para as empresas localizadas em Maracanaú, sobretudo no que se refere à redução de custos no transporte de mercadorias. “Este modal ferroviário permitirá às empresas locais reduzir os custos de escoamento da produção, podendo levar suas mercadorias para vários pontos do Ceará, Piauí e Maranhão”, completou.

Incentivos Fiscais – A Prefeitura de Maracanaú concederá incentivos fiscais para o Terminal Multimodal de Cargas da TMN, com redução do Imposto sobre Serviços – ISS e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU. Em contrapartida, a TMN terá que garantir que 80% dos empregos gerados no empreendimento fiquem para moradores de Maracanaú, sendo metade deste percentual para jovens entre 18 e 29 anos. Os profissionais da empresa, conforme o protocolo de intenções, terão que ser selecionados através do Sine Municipal de Maracanaú. (Oswaldo Scaliotti)