A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV no município. Os serviços estão disponíveis de forma gratuita em toda a rede de atenção básica e especializada, visando promover o cuidado integral à população maracanauense.
Entre as principais estratégias de prevenção, destacam-se a testagem rápida, disponibilizada por livre demanda, e o exame de sangue para detecção do vírus, realizado mediante agendamento em todas as Unidades Básicas de Saúde de Maracanaú. Além disso, a distribuição gratuita de preservativos ocorre de forma contínua, garantindo fácil acesso a métodos de prevenção.
O município também oferece acompanhamento especializado para as pessoas que vivem com HIV. O atendimento é feito por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE), ambos localizados no Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda. Os equipamentos garantem acolhimento, tratamento com antirretrovirais, exames de monitoramento e apoio psicossocial.
Saiba mais — O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca o sistema imunológico, responsável por proteger o corpo contra doenças. Quando o vírus não é tratado, ele pode evoluir para a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), que representa o estágio mais avançado da infecção pelo HIV. Neste estágio, o sistema imunológico fica extremamente enfraquecido, deixando o organismo mais suscetível a infecções oportunistas e determinados tipos de câncer. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus pode alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si. Após se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da aids, o sistema imunológico começa a ser atacado.
Conhecer quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida. (Dados do Ministério da Saúde — Governo Federal)