Maracanaú sedia a inauguração da 1ª Sala Google em território indígena do Brasil

No momento, você está visualizando Maracanaú sedia a inauguração da 1ª Sala Google em território indígena do Brasil
Foto: Gracyelle Andrade

Na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, Maracanaú foi palco de um marco histórico na educação indígena brasileira: a inauguração da primeira Sala Google em uma escola pública localizada em território indígena no país. A Escola Indígena Chuí, situada na Aldeia Olho D’Água, território do Povo Pitaguary, foi a unidade contemplada com o novo espaço tecnológico.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, incluindo a secretária dos Povos Originários de Maracanaú, Mara Pitaguary, que representou o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, na solenidade. Também estiveram presentes no evento a secretária nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas, Ceiça Pitaguary; o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Francisco Barbosa; o secretário executivo de Educação do Estado do Ceará; Helder Nogueira Andrade; a secretária dos Povos Indígenas do Estado do Ceará, Juliana Alves; e o CEO da Golden Tecnologia, Jefferson Farias.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, por meio da Etice, a Secretaria da Educação do Estado, a Secretaria dos Povos Indígenas do Estado, a empresa Golden (representante cearense do Google) e a Prefeitura de Maracanaú.

A Prefeitura de Maracanaú reafirma seu compromisso com a promoção da educação inclusiva e de qualidade para todos os cidadãos, reconhecendo a importância de iniciativas que valorizam a cultura e os saberes dos povos originários.

Saiba mais — A Escola Indígena Chuí atende atualmente 426 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio Regular e é reconhecida como um dos principais equipamentos de valorização cultural do Povo Pitaguary. Com a implantação da Sala Google, os alunos terão acesso ampliado a tecnologias educacionais, promovendo a inclusão digital e fortalecendo a qualidade do ensino na comunidade.