Maracanaú sedia abertura do Projeto QualificaAPSUS Ceará

You are currently viewing Maracanaú sedia abertura do Projeto QualificaAPSUS Ceará
Foto: Stênio Saraiva

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria da Saúde, recebeu o evento oficial das Oficinas Regionais do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará – QualificaAPSUS, realizado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. O evento foi realizado na FADESNE, das 8 às 16 horas. Cerca de 100 profissionais participaram da qualificação, sendo eles dos seguintes Municípios: Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiúba, Acarape, Barreira, Palmacia e Redenção. A primeira oficina teve como temática: Atenção Primária à Saúde: fundamentos, gestão e avaliação da qualidade.

A Coordenadora Regional de Saúde do Cres, Benedita de Oliveira, ressaltou a importância desse projeto para o Ceará, pois reorganiza a Saúde. “Será fortalecido os processos de trabalho, no sentido de qualificar a atenção para os clientes do SUS. Uma verdadeira inovação”, Afirma Benedita.

O Município aderiu junto à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) o Projeto QualificaAPSUS, cujo intuito é subsidiar a reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária (APS), e consequentemente a implantação e implementação das Redes de Atenção à Saúde (RAS). O Projeto Qualificativos Ceará é estratégico, no intuito de se alcançar melhores resultados sanitários e econômicos no âmbito do SUS.

Foto: Stênio Saraiva

A Supervisora do Núcleo Estadual da Atenção Primária, Carmem Cavalcante, falou da necessidade de trabalhar para solucionar os problemas das comunidades. “É necessário aumentar a resolutividade da Atenção primária para que os profissionais resolvam os problemas da população que chegam nas unidades básicas”, reforça Carmem.

Estiveram presentes ao evento: Firmo Camurça, Prefeito de Maracanaú, Torcápio Vieira, Secretário de Saúde, Carmem Cavalcante, Supervisora do Núcleo Estadual da Atenção Primária, Benedita de Oliveira, Coordenadora Regional de Saúde do Cres e Joseana Lima, representando o Secretário de Saúde do Estado, dentre outros profissionais da Saúde dos Municípios participantes.

Saiba mais – A consolidação das Redes de Atenção à Saúde depende de uma APS que cumpra seu papel de responsabilização, coordenação e resolução dos problemas de saúde da população, garantindo, sobre tudo, a longitudinalidade e a integralidade do cuidado em saúde. Assim, o Projeto traz em seu escopo a realização de seis oficinas em paralelo a um sistema de tutoria in loco, proporcionando instrumentos, ferramentas, tecnologias de planejamento e de organização do trabalho para a qualificação da Atenção Primária. O QualificaAPSUS Ceará contará também com a avaliação da qualidade na Atenção Primária, que atribuirá os selos bronze, prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados. A avaliação vai possibilitara verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. (Bruna Morais)