Maracanaú sedia evento estratégico sobre diagnóstico socioterritorial para fortalecer política de Assistência Social

No momento, você está visualizando Maracanaú sedia evento estratégico sobre diagnóstico socioterritorial para fortalecer política de Assistência Social
Foto: Rafael Dourado

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), realizou nesta terça-feira, 1º de abril, o evento “GESUAS em Rede: A importância do diagnóstico participativo e da cartografia para o trabalho social com famílias e territórios”. A iniciativa prepara o município para receber o projeto-piloto do Novo Prontuário SUAS Eletrônico, sistema que será implantado pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS). Com a implantação do projeto-piloto, Maracanaú será a primeira cidade do país, a atualizar o novo prontuário do SUAS.

Durante o “GESUAS em Rede”, os participantes puderam debater sobre as ferramentas de trabalho social com famílias e territórios, em preparação para implantação do Novo Prontuário SUAS Eletrônico. Na ocasião, foram ministradas palestras pelo coordenador-Geral de Planejamento e Vigilância Socioassistencial da SNAS/MDS, Paulo Clemente, como também, da assistente social e coordenadora do Cras Jardim Bandeirantes, Leiriane Araújo. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Uninassau Maracanaú.

O encontro contou com a participação de:
– Gestores e técnicos da Sasc;
– Representantes da Rede Socioassistencial;
– Membros dos Conselhos Municipais de Assistência Social e Segurança Alimentar.

O evento teve como objetivos principais:
✔ Debater metodologias para diagnósticos socioterritoriais precisos;
✔ Alinhar fluxos de trabalho para o atendimento familiar e comunitário;
✔ Preparar equipes para a implantação do projeto-piloto do NOVO Prontuário Eletrônico do SUAS.

O novo sistema representa um avanço tecnológico para:
– Modernizar o registro de atendimentos;
– Melhorar a gestão de informações sociais;
– Otimizar o planejamento de políticas públicas.