Maracanaú sediará abertura do Projeto QualificaAPSUS Ceará

Você está visualizando atualmente Maracanaú sediará abertura do Projeto QualificaAPSUS Ceará

A prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria da Saúde, sediará o evento para abertura oficial das Oficinas Regionais do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará – QualificaAPSUS, realizado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. O evento será realizado na FADESNE na próxima quinta-feira, 31, das 8 às 16 horas. A primeira oficina terá como temática: Atenção Primária à Saúde: fundamentos, gestão e avaliação da qualidade.

O Município aderiu junto à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará(SESA), ao Projeto QualificaAPSUS, cujo intuito é subsidiar a reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária (APS), e consequentemente a implantação e implementação das Redes de Atenção à Saúde (RAS). O Projeto Quilificativos Ceará é estratégico, no intuito de se alcançar melhores resultados sanitários e econômicos no âmbito do SUS.

Saiba mais: A consolidação das Redes de Atenção à Saúde depende de uma APS que cumpra seu papel de responsabilização, coordenação e resolução dos problemas de saúde da população, garantindo, sobre tudo, a longitudinalidade e a integralidade do cuidado em saúde. Assim, o Projeto traz em seu escopo a realização de seis oficinas em paralelo a um sistema de tutoria in loco, proporcionando instrumentos, ferramentas, tecnologias de planejamento e de organização do trabalho para a qualificação da Atenção Primária. O QualificaAPSUS Ceará contará também com a avaliação da qualidade na Atenção Primária, que atribuirá os selos bronze, prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados. A avaliação vai possibilitara verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. (Bruna Morais)