O município de Maracanaú estará presente em um dos eventos mais significativos para a luta dos povos originários do Brasil. A secretária dos Povos Originários de Maracanaú, Mara Pitaguary, participará da IV Marcha das Mulheres Indígenas e da 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, que acontecem entre os dias 3 e 8 de agosto de 2025, na Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), em Brasília (DF).
Com o tema “Nosso corpo, nosso território: somos as guardiãs do planeta”, o evento é promovido pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e reunirá mais de 5 mil mulheres indígenas de todo o país. O encontro visa reafirmar a luta coletiva pela defesa dos corpos-territórios, dos direitos originários, dos saberes ancestrais e da preservação do planeta.
A participação de Maracanaú na mobilização representa um importante passo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários no município. A presença da secretária Mara Pitaguary contribui para garantir que as vozes, os saberes e as demandas das mulheres indígenas do Ceará estejam representadas nesse espaço de construção e afirmação de direitos.
A IV Marcha e a 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas são consideradas marcos históricos para o protagonismo das mulheres indígenas dos seis biomas brasileiros. Durante os seis dias de evento, estão previstas rodas de diálogo, plenárias, apresentações culturais e debates que visam ampliar a visibilidade e o reconhecimento das pautas indígenas no cenário nacional.